ANGOALISSAR ESCOLHE A SOLUÇÃO LS RETAIL
A empresa gere mais de 80 armazéns Cash & Carry com mais de 275 terminais POS em todo o território angolano. O sucesso da Angoalissar nas últimas décadas recai na sua estratégia, sustentada em relações consolidadas com os principais parceiros da indústria de Retalho, incluindo os produtores internacionais das marcas FMCG, e do seu foco no Cliente. A Angoalissar tem como objetivo fornecer produtos da melhor qualidade, a preços acessíveis, com um serviço de atendimento ao cliente de excelência. A Angoalissar faz parte do Grupo Webcor, conglomerado com negócios na África, Ásia, Oriente Médio e Europa.
Caso de Sucesso
Antes da implementação do software LS Retail, a Angoalissar utilizava uma mistura de procedimentos e sistemas autónomos, alguns dos quais exigiam um elevado número de atividades manuais. Era trabalhoso, demorado e caro controlar os negócios em todas as regiões. As lojas com armazém tinham dificuldade em comunicar as informações das vendas à Sede – às vezes o atraso era de vários dias. O stock não era registado com precisão, causando tarefas administrativas significativas para corrigir os pedidos e creditá-los aos clientes. A Angoalissar já tinha tentado substituir o seu antigo sistema, mas o projeto não teve sucesso devido à falta de um parceiro de implementação com experiência e conhecimento adequados. Conduzir uma mudança tão complexa é um desafio em qualquer organização, ainda mais quando não se pode contar com um parceiro experiente. O CIO do Grupo Webcor, Solayman Refae, sabia que para acelerar a transformação dos negócios, a Angoalissar precisava de implementar uma tecnologia moderna, transformar o seu know-how cultural e iniciar um projeto de gestão da mudança. Passados seis meses, com processos de negócio à medida e provas de conceito já validadas, a empresa elegeu o software LS Retail como a nova solução para toda a cadeia de distribuição da Angoalissar. O software foi implementado e suportado pela Arquiconsult.
Thank you for reading this post, don't forget to subscribe!A solução
O projeto abrangeu aproximadamente 275 terminais POS, em cerca de 80 armazéns Cash & Carry, reportando a 3 delegações regionais. Com base na escala do projeto, complexidade e dispersão geográfica dos clientes, a equipa de implementação decidiu adotar uma estratégia de “piloto e rollout”.
1. Complexidade técnica e escala do projeto, arquitetura, conectividade e integração
Os dados devem fluir de maneira oportuna e precisa de cada POS localizado nas lojas Angoalissar distribuídos por Angola, para os escritórios regionais, para a mesa do CEO em Luanda, capital de Angola. A equipa do projeto criou uma plataforma EAI (Enterprise Application Integration) para lidar com o enorme fluxo dos diferentes dados de negócio, que fluem entre as diferentes camadas do software LS Retail, Dynamics e bases de dados.
2. Planeamento, coordenação e simplificação da equipa
A implementação bem-sucedida contou com a equipa de TI altamente qualificada da Webcor para garantir que a infraestrutura de base adequada fosse planeada e instalada em todos as lojas e armazéns. Outra dimensão crítica do projeto foi a criação de uma rede de comunicação complexa com fibra ótica de alta velocidade, VSAT (satélite) e redes privadas de antenas de microondas. Os utilizadores e a gestão intermédia precisavam de ser envolvidos no projeto, e isso só poderia ser alcançado com a demonstração dos benefícios claros e da sólida experiência, para criar confiança e comprometimento entre a comunidade da organização. A equipa comunicou continuamente a todos os níveis organizacionais sobre o percurso que os colaboradores da Angoalissar fizeram e as mudanças que teriam de ultrapassar. O projeto foi lançado de acordo com o cronograma e o mesmo ocorreu sem problemas e/ou com problemas limitados.
Benefícios
A Angoalissar tem agora uma cadeia de retalho totalmente integrada de 80 lojas. Os processos de negócios de POS dentro da rede são agora atualizados ao vivo e podem ser monitorados online, à medida que ocorrem as transações de negócios.
Ponto de Venda Funcional
O procedimento de venda agora é simples e fácil, graças a um design ergonômico de interação do utilizador no Ponto de Venda. O PDV apresenta apenas informações relevantes para cada etapa específica de venda. Ferramentas de busca, informações de validação e as etapas a seguir são apresentadas num fluxo de vendas conversacional natural, o que torna as vendas rápidas e fáceis. Os clientes estão satisfeitos com a melhoria da eficiência. Os procedimentos de fecho no final do dia para as caixas e supervisores de PDV são perfeitos e simples. O sistema fornece detalhes auditáveis da atividade transacional no PDV, backoffice da loja e movimentos de stock.
Stock preciso
Os ganhos mais notáveis foram alcançados na entrada do pedido: os dados mestre e o stock agora são quase 100% precisos, há uma necessidade muito limitada de correções, reembolsos ou retrabalho nos pedidos dos clientes.
Reabastecimento fácil
Agora é muito mais transparente e fácil planear o reabastecimento de mercadorias para cobrir a procura. A empresa agora é capaz de otimizar critérios-chave (por exemplo: custo de distribuição, cobertura de stock, etc.) em todos os níveis de planeamento da cadeia de suprimentos.
Melhor marketing
Com a solução de software LS Retail, a Angoalissar pode agora recolher e processar informação relevante sobre a procura dos clientes. O PDV é hoje a ferramenta central para enriquecer o conhecimento comercial e logístico, classificar clientes e vendas e criar padrões de consumo. Com essas informações, a empresa já pode implantar estratégias de CRM, programas de fidelidade, promoções e campanhas que se concentram em canais, regiões e grupos de clientes específicos. Com o poderoso ecossistema consolidado do software LS Retail e o suporte da equipe de TI e CIO do Webcor Group, os executivos da Angoalissar e da Webcor melhoraram muito o controle de sua cadeia de retalho e podem acompanhar as vendas em tempo real como nunca. “Estamos orgulhosos do que iremos alcançar no futuro como organização. A Arquiconsult e a LS Retail vão ajudar-nos a crescer,” afirma Solayman Refae, Chief Information Officer do Grupo Webcor.
“O Sistema POS simplifica as operações do dia a dia dos vendedores e gerentes. Detetamos menos devoluções e intervenções no stock, enquanto o atendimento ao cliente ficou mais fluido e eficiente.”
-Solayman Refae, Chief Information Officer do Grupo Webcor.