Arquiconsult.ao

Actualizações Legais
faturação-electronica

FATURAÇÃO ELETRÓNICA EM ANGOLA

Reunião (presencial) Urgente com a AGT no dia 22 Set – PdS dos trabalhos de adequação dos Add-Ons Arquiconsult 

Thank you for reading this post, don't forget to subscribe!

Luanda, 24 de Setembro de 2025

Prezado(a) cliente Dynamics 365,

Na sequência da decisão do Governo de Angola introduzir a faturação eletrónica, suportada nomeadamente pelo DP 71/25 e o DE 683/25 e, considerando que havia um conjunto de aspetos a definir e articular entre a AGT e os demais stakeholders diretamente envolvidos neste processo – os principais produtores/representantes das principais aplicações de gestão certificadas e a OCPCA -, teve lugar no passado dia 22 de Setembro uma reunião entre estas entidades, para fazer um ponto de situação e avaliar as condições necessárias para o arranque efetivo da Fatura Eletrónica em Angola.

Dessa reunião resultou um comunicado da AGT onde se destaca que, após o período de transição, o arranque efetivo e obrigatório da faturação eletrónica terá lugar no dia 01 de janeiro de 2026. Até lá a AGT e os referidos stakeholders irão trabalhar em conjunto, no sentido de assegurar a realização de todas as atividades necessárias, para a mudança bem sucedida para a faturação eletrónica, dentro do ambicioso período definido.

A Arquiconsult e a SoftStore estão comprometidas com o sucesso deste processo de mudança para a economia digital em Angola e envidarão todos os esforços para disponibilizar as alterações necessárias no Dynamics365 Finance & Operations (D365 F&O)Dynamics365 Business Central (D365 BC) e LS Retail, em tempo útil, dentro dos prazos estabelecidos pela AGT.


Com a introdução da fatura eletrónica estão previstas algumas alterações significativas nos procedimentos de faturação e reporte fiscal que se venham a definir, mercê das orientações sobre faturação eletrónica emanadas pela AGT. A seu tempo iremos comunicar e esclarecer os nossos clientes D365 a operar em Angola, dando todo o suporte necessário para garantir uma tranquila transição para a fatura eletrónica.e salvaguardas suplementares, sendo altamente recomendável a realização de uma auditoria por especialistas devidamente qualificados.